terça-feira, setembro 29, 2015

Estamos no espaço.

Beautiful time lapse of Sunday's blood moon eclipse.Video and photography by Joe Cappa on.fb.me/1QJpYjG

Posted by I fucking love science on Terça-feira, 29 de Setembro de 2015
Esta semana o espaço deu-nos notícia da sua respiração, sabemos mais sobre a sua natureza, sobre a sua inefável e insubstituível beleza. Eclipse da lua. Água salgada em Marte. Testemunhos de que o espaço não é uma ficção mas um facto, um facto que adquire realidade. Somos no espaço também, embora ele não nos influencie a fortuna, certamente que nos determina a vida, parece-nos que durante muito tempo vai ficar correndo no seu percurso de esferas inertes, nos seus movimentos de corpos sob a gravidade equilibrando-se uns aos outros.Devemos respeitar também esse grande eco onde vivemos. Devemos respeitá-lo porque nos antecede e porque tornou tudo aquilo que vivemos possível. Sem Marte, Vénus, Lua, não haveria marés nem atmosfera.Brindemos ao espaço. Tchim. Tchim!! Deixo-vos com a música dos planetas.

segunda-feira, setembro 28, 2015

A ironia como estratégia filosófica


Cartoon de Gerhard Haderer

"A ironia socrática é uma ironia interrogante; Sócrates desagrega, pelas suas questões, as cosmogonias maciças dos Jónios e o monismo sufocante de Parménides. Primeiro que tudo notemos que Sócrates é um sofista, como Prometeu é um 'Gigante'; mas é um sofista que 'acabou mal', um sofista que se ri da sofística tanto como da ciência dos meteoros. (...) Para sofista, sofista e meio: Sócrates desmancha o escândalo desta erística, a impostura deste 'arrivismo'; Sócrates criva de questões os mercadores de belas frases e tem um maligno prazer em perfurar os seus odres de eloquência, em desinchar estas bexigas cheias de um vão saber. Sócrates é a consciência dos Atenienses, a um tempo a sua boa e a sua má consciência; quer dizer que, na sua função, se encontra a disparidade própria dos efeitos da ironia, na mesma proporção em que nos liberta, também nos priva das nossas crenças. "

Jankélévitch, L'Ironie

terça-feira, setembro 15, 2015

INÍCIO

As aulas estão quase a começar...Desejo uma entrada segura e  esperança em razão suficiente  para conseguir levar o barco das almas gaiatas, ao porto instável do saber.
Deixo-vos com um quadro de Yuri Bondarenko  com a luz do Outono que acabou de chegar.  BOM ANO PARA TODOS.