quarta-feira, junho 25, 2008

Técnicas de normalização

Alfred Eisenstaedt, Um grupo de criança a ver um teatro de fantoches, Paris 1963

(...) É esta substituição do individuo juridicamente responsável por um elemento correlativo de uma técnica de normalização, é esta transformação que a peritagem psiquiátrica, entre outros procedimentos, veio a constituir.

É isto, este aparecimento, esta emergência das técnicas de normalização, com os poderes que lhe estão ligados, que queria tentar estudar colocando como princípio, como ponto de partida (mas voltarei a ela mais aprofundadamente na próxima vez) que estas técnicas de normalização, e os podereres de normalização que a ela estão ligados, não são apenas o resultado do encontro, da composição ou ramificação de um sobre o outro do saber médico e do poder judicial, mas que de facto, através de toda a sociedade moderna, é um certo tipo de poder -nem médico, nem judicial, mas outro - que acabou por colonizar e recalcar o poder médico e judicial.; um tipo de poder que finalmente debuta sobre a cena teatral do tribunal , retirando o seu apoio, claro, da instituição judicial e da instituição médica, mas que,nele mesmo, tem a sua autonomia e as suas regras. Esta emergência do poder de normalização, o modo como ele é formado, a maneira como se veio a instalar, sem que se tenha apoiado numa só instituição, mas no jogo que conseguiu estabelecer entre instituições diferentes, estendeu a sua soberania/supremacia na nossa sociedade - é isto que quero estudar - Então começaremos da próxima vez.


Michel Foucault 1ª lição no Collège de France em 1974


in Les anormaux, Cours au Collège de France, Gallimard, 1999, Paris, pag


Tradução de Helena Serrão

2 comentários:

Porfirio Silva disse...

Pode ser do interesse dos leitores deste blogue...

"Engenharia das Sociedades Artificiais e Engenharia das Sociedades Humanas", a sexta e última conferência do ciclo "Das Sociedades Humanas às Sociedades Artificiais", é já na próxima segunda-feira, 7 de Julho, pelas 17:30.

O ciclo de conferências, de natureza transdisciplinar, organizado pelo ISR - Instituto de Sistemas e Robótica (pólo do IST) e concebido como iniciativa de apoio aos projectos de Robótica Colectiva em desenvolvimento nesse Laboratório Associado, termina com a contribuição de um dos investigadores directamente empenhados nessa linha de trabalho. O Professor Pedro Lima, coordenador do Laboratório de Sistemas Inteligentes do ISR, fará uma conferência de síntese e balanço das anteriores sessões, bem como de projecção para o futuro de interrogações que continuam abertas na temática deste ciclo.


Mais informações sobre esta conferência, aqui, incluindo uma antevisão do conteúdo .

MassaMansa disse...

Michel Foucault nasceu em 1926 e era homossexual. Morreu no Verão de 1984 duas semanas após entregar o manuscrito do terceiro volume da "Histoire de la sexualité", depois de ter tido um colapso e ter sido internado no hospital. Tinha SIDA. Sabem o que ele disse uma vez sobre todo o seu trabalho de busca da verdade? "Ao longo da minha vida não fiz outra coisa senão escrever ficções".