sábado, outubro 09, 2010

Ponto da situação


Fotografia de Henri Lartigue



Aos estimados leitores da/o "Logosfera"

 

O/A "Logosfera" foi de férias. O edifício ainda com andaimes mas já com alguma envergadura para a idade - tem quase quatro anos - cresceu também para os lados,  sim, barra direita, links para outros sites e blogues associados, no que poderíamos apelidar de “crescimento sustentado”, expressão muito recorrente nos dias de hoje.

Não nos alarmemos então com a paragem. Parar é morrer se for parar para sempre. Ora, era mesmo sobre isso que urgia reflectir, por duas razões: primeiro porque a Escola não pretende considerar este ano, o espaço “Logosfera”como projecto de valor pedagógico, facto que teria como consequência contemplar os seus autores com horas extra-lectivas, como fez desde há três anos a esta parte.Esse precioso tempo é agora gasto no meritório funcionamento das substituições, essa máquina que de tão emperrada está a gastar as energias do pessoal do burgo, vulgo professores, já há uns tempos confundidos com tanta medida contra/medida, regulação/contra regulação, progressão/congelamento e o rol dos fracassos colossais dos últimos três anos no que respeita a medidas sobre educação.

Segundo, porque há inúmeros e diversificados espaços de qualidade sobre Filosofia na Internet, sinal de que a dita ainda empolga os espíritos e está à altura dos desafios mediáticos, congratulamo-nos por isso e daqui enviamos uma saudação a todos (atenção a dois novos espaços recentemente abertos, o do professor Aires de Almeida e "A Filosofia vai ao Cinema", ambos prometem). A escolha é, portanto, difícil, assim como escassa a possibilidade de fazermos algo de novo. Seria então razoável e um provável bem para a humanidade se nos retirássemos de manso, deixando o andaime e a janela escancarada e fossemos a outras vidas, até porque estamos em escolas diferentes. Mas nenhuma destas razões parece determinante para deixar o edifício por acabar, até porque nenhuma delas o foi para  começar, logo, o caminho é para a frente. Isto é: mais textos, mais reflexões, mais traduções, mais actualizações. Contamos com a presença de todos e com sugestões, se as tiverem,  serão bem-vindas.

Helena Serrão


P.S: Ao fim de quase quatro anos de edições ainda hesito entre considerar "A" ou "O""Logosfera" isto porque sendo blogue é masculino mas, por outro lado, o substantivo é feminino, “A” “Logosfera”. São bem- -vindas sugestões.

 

5 comentários:

Rolando Almeida disse...

Colegas,
Tenho-vos uma gratidão muito grande por terem disponibilizado o vosso trabalho gratuitamente, principalmente as traduções que foram por mim usadas em dois contextos:
1 - para aprendizagem pessoal;
2 - para as minhas aulas.
Infelizmente este ano não estou a leccionar filosofia. Tenho tretas como efas e psicologia. Ao mesmo tempo que se oferecem na ilha onde vivo horários de filosofia a licenciados em psicologia e sociologia, a mim, que sou formado em filosofia, oferecem-me os efas.... Mas isso tem um lado positivo. Não perco tempo a preparar seja o que for e isso dá-me mais tempo para me dedicar ao que gosto, a aprender um pouco mais. Por essa razão vou aguentando como posso o agora cada vez mais pobre Filosofia no Ensino Secundário, que me dá a honra de ter sido um dos primeiros blogs a surgir com algum impacto há já 6 ou 7 anos atrás. Hoje em dia a oferta é variada e boa.
Por mim, gostaria que continuassem. Já agora, tenho uma pasta com os vossos posts mais interessantes e traduções. Faço isso sempre que encontro na net algum lugar digno de aprender mais alguma coisa.
abraços e bom trabalho
regressem sempre

h.perpétuo disse...

Estarei sempre aqui, mesmo não sendo convidado....rssssssss

Helena Serrão disse...

Rolando Almeida: Obrigada por estas palavras simpáticas. Também tenho, este ano, uma turma EFA, cada Escola tem a sua metodologia para os EFA daí que seja difícil enquadrar uma estratégia comum, mas tenho feito um trabalho de recolha de textos e de agrupamento de tarefas para organizar o trabalho dos formandos. Talvez dê para abrir aqui um espaço com sugestões. abraço helena serrão


h.perpétuo: Quem disse que não foi convidado?

Aires Almeida disse...

Ainda bem que o Logosfera retoma a sua actividade normal. Parabéns. E obrigado pela simpática referência ao Questões Básicas.

Helena Serrão disse...

Aires Almeida:O agradecimento é nosso também. Bom ano escolar e "blogosférico"!