quarta-feira, outubro 14, 2009

Radicalismos 3

As acusações contra o comunismo que são levantadas sobretudo a partir de pontos de vista religiosos, filosóficos e ideológicos, não merecem discussão pormenorizada. Será preciso uma inteligência profunda para compreender que com as relações de vida dos homens, com as suas ligações sociais, com a sua existência social, mudam também as suas representações, intuições e conceitos, numa palavra, muda também a sua consciência?
Que prova a história das ideias senão que a produção espiritual se reconfigura com a material? As ideias dominantes de um tempo foram sempre apenas as ideias da classe dominante.
Fala-se de ideias que revolucionaram uma sociedade inteira; com isto exprime-se apenas o facto de que no seio da velha sociedade se formaram os elementos de uma sociedade nova, de que a dissolução das velhas ideias acompanha a dissolução das velhas relações de vida.
(…)
“ Mas”, dirão, “ as ideias religiosas, morais, filosóficas, políticas, jurídicas, etc., modificaram-se certamente no decurso do desenvolvimento histórico. A religião, a moral, a filosofia, a política, o direito, mantiveram-se sempre nesta mudança.
“Além disso existem verdades eternas, como Liberdade, Justiça, etc., que são comuns a todos os estádios sociais. Mas o comunismo abole as verdades eternas, abole a religião e a moral em vez de as configurar de novo, contradiz, portanto, todos os desenvolvimentos históricos até aqui.”
A que se reduz esta acusação? A história de toda a sociedade até aqui moveu-se em oposições de classes, as quais nas diversas épocas foram diversamente configuradas.
Mas fosse qual fosse a forma assumida, a exploração de uma parte da sociedade pela outra é um facto comum a todos os séculos passados. Não é de admirar, por isso, que a consciência social de todos os séculos, a despeito de toda a multiplicidade e diversidade, se mova em certas formas comuns, em formas de consciência que só se dissolvem completamente com o desaparecimento total da oposição de classes.
A revolução comunista é a ruptura mais radical com as relações de propriedade legadas; não admira que, no curso do seu desenvolvimento, se rompa da maneira mais radical com as ideias legadas.

Karl Marx, Manifesto do Partido Comunista,


in Marx, Vida, pensamento e Obra, Colecção Grandes Pensadores, Público, p.193,194


Tradução: Editorial Avante

9 comentários:

Alexandre Poço disse...

O comunismo é tão anacrónico que por vezes penso como ainda vai resisitindo com o passar dos tempos. Contudo, de seguida deparo-me logo com o pragmatismo, isto é, o comunismo só tem assim tanta força em Portugal. Tanto o comunismo ortodoxo (PCP) como o intelectual e snob (BE) conseguem cerca de 1 milhão de apoiantes, facto que não ocorre na Europa civilizada, em que partidos semelhantes têm votações residuais. Então parto daqui e vejo como está Portugal e como estão alguns países europeus (os mesmos que quase não têm comunismo) e a conclusão é obvia: existirem partidos que em pleno séc.XXI ainda fazem apologia a estes ideais de Marx e Engels é um entrave ao desenvolvimento.
Repara-se que o manifesto comunista possui expressões e designações que poderiam servir no séc.XIX quando ainda existia o sonho da sociedade perfeita (que para eles, assentava no socialismo utópico) mas agora o Mundo depara-se com outros problemas, não com a eterna luta entre classes de que falam. Dirão eles que estes novos problemas (ambientais, de terrorismo, emprego, paz mundial, economicos, sociais) irão sempre ao encontro desta luta de classes em que uma ganha sempre vantagem, mas pergunto-me eu, há algum modo de numa sociedade onde multiplos agentes interagem entre si, não existirem interesses mútuos e de esses serem dificeis de conjugar, o que levará a que uma das partes tenha algumas vantagens e a outra não? A sociedade move-se por interesses (alguns que coincidem sobre o mesmo mas com perspectivas divergentes)e por conseguinte, estes farão com uns fiquem mais satisfeitos e outros fiquem sem aquilo que ansievam. Assim, não existe uma luta entre classes, pois isso não faz parte do nosso mundo actual, mas sim, uma sociedade onde cada um ou cada grupo tem os seus interesses. Em suma, se não existe luta de classes ou se esta não é mais do que um conjunto de interesses diferentes e inconciliaveis, um dos pilares do comunismo vai logo abaixo, o que levará à sua "morte" ou "amputação" política, caso não se abondonem estes argumentos pouco crediveis nos tempos que correm!
Cumprimentos

Anónimo disse...

A opinião do rapaz de cima não conta...Ele é FASCISTA!

Helena Serrão disse...

Olá, Alexandre!Primeiro, muito obrigada pelo seu longo comentário que vou tentar analisar e responder: 1. O comunismo é hoje um anacronismo. Esclarecendo esta afirmação, diria que com isto se quer dizer duas coisas: que os que o defendem estão fora do seu tempo, não por inocência ou excentricidade mas por cegueira, não vêem o que são as realidades sociais de facto, vêem uma realidade social enformada (deturpada) por uma ideologia, uma série de ideias que nenhum facto poderá desmentir, porque todos eles, mesmo diferentes, confirmam a ideia. Pergunta: Haverá na realidade social, factos neutros, factos que não sejam “vistos” ou interpretados à luz de uma ideia? 2. A questão da ideia e da Ideologia, o comunismo é uma ideologia, isto é uma série de ideias que permitem não só uma interpretação dos factos mas também e sobretudo uma forma de “salvação” das injustiças sociais, o que me parece perigoso no comunismo não é o facto de ser anacrónico mas sim o de se tomar a si próprio como única possibilidade de salvação da injustiça. Nesse aspecto o marxismo é a maior tentativa da esquerda de erigir uma alternativa absoluta ao cristianismo, no sentido em que propõe de facto uma teleologia, isto é uma sociedade sem classes onde a injustiça seja sanada, e propõe essa sociedade na história, enquanto o cristianismo a coloca num plano fora da história, na eternidade. É claro que o processo histórico, a concretização na história das revoluções marxistas, desmente a pretensão marxista, daí o seu falhanço enquanto “salvação” (poderíamos enumerar os casos das sociedades comunistas) mas enquanto forma de interpretação ela continua a fazer sentido pensar que de facto as ideias dominantes são as ideias da classe dominante. Porque é que hoje gastos e ganhos dominam todas as interpretações sobre as relações sociais?Bem, já vai longo o cometário! Boas reflexões!
Helena Serrão

Helena Serrão disse...

Anónimo: os insultos anónimos são entediantes, não é capaz de melhor?

Anónimo disse...

Hi, as you can see this is my first post here.
Hope to receive any help from you if I will have any quesitons.
Thanks in advance and good luck! :)

Anónimo disse...

Hi Piplы. Hi Piplы.Hi Piplы.Hi Piplы.Hi Piplы.Hi Piplы.Hi Piplы.Hi Piplы.Hi Piplы.Hi Piplы.Hi Piplы.Hi Piplы.Hi Piplы.Hi Piplы.Hi Piplы.Hi Piplы.Hi Piplы.Hi Piplы.Hi Piplы.Hi Piplы.Hi Piplы.Hi Piplы.Hi Piplы.Hi Piplы.Hi Piplы.Hi Piplы.Hi Piplы.Hi Piplы.Hi Piplы.Hi Piplы.Hi Piplы.

Anónimo disse...

Seotons - Entreprise de Creation site internet

Anónimo disse...

INSERT

Anónimo disse...

I am right here to help get your website off to a fantastic start off. Don't be one of these that wished they had accomplished it greater the first time, then just take around the job, and cost, of beginning over. Your internet site displays that which you as well as your organization or pastime are all about.

I'm in a position to supply low-cost, user-friendly, custom developed internet sites to get a wide assortment of businesses, organizations and groups.It also should not expense a lot of money to get you began. I will help guide you by way of the process and even alert you once i think you could be finding in above your head, or past your spending budget.

Here are some hight top quality solutions for any resonable price:

Front-End Development
Custom web site design
Affordable web site design
E-Commerce website design
Corporate Website Design
Innovative website design
Static Web Design
Website maintenance
Web site re-designs
SEO Services
Logo Design

Please look around the site for further information about the [url=http://www.adrianbotea.com]web designer[/url] services that I am able to offer and to see examples of websites that I have designed

--------------------------------

[url=http://www.adrianbotea.com/seo-services][img]http://www.adrianbotea.com/seo-moz.png[/img][/url]