Thomas Hoepker, 1991, Guatemala, Homem transportando carne.
Tem sido comum para esclarecer uma questão central sobre a natureza
da ação, invocar uma distinção intuitiva entre as coisas que apenas acontecem
com as pessoas - os eventos a que se submetem - e as várias coisas que
realmente fazem. Os últimos acontecimentos, as obras, são atos ou ações do
agente, e o problema sobre a natureza da ação é suposto ser: o que distingue
uma ação de um mero acontecimento ou ocorrência? Há já algum tempo,
tem havido, no entanto, uma melhor apreciação dos caprichos do verbo 'fazer' e num sentido
mais profundo podemos mostrar que a questão não está bem enquadrada. Por
exemplo, uma pessoa pode tossir, espirrar, piscar os olhos ou corar, numa
convulsão, e estas são todas coisas que a pessoa tem, nalgum sentido mínimo,
"feito", embora nos casos habituais, o agente tenha sido inteiramente
passivo ao longo dessas obras. É natural protestarmos dizendo que não é
esse o sentido de" fazer " que o filósofo sagaz da ação originalmente
tinha em mente, mas também não é tão fácil de dizer que sentido é esse. Além disso,
como Harry Frankfurt notou, o comportamento intencional dos animais constitui
um tipo inferior de fazer "ativo". Quando uma aranha caminha sobre a
mesa, a aranha controla diretamente os movimentos das suas pernas, estes são
dirigidos para a levar de um local para outro. Esses mesmos movimentos têm um
objetivo ou propósito para a aranha, e, portanto, eles estão sujeitos a um tipo
de explicação teleológica. Da mesma forma, os movimentos ociosos dos meus dedos,
que faço sem notar, podem ter o objetivo de libertar o lambuzado doce da minha
mão. Toda essa atividade comportamental é "ação" num certo sentido bastante
fraco.
No entanto, uma grande parte da ação humana tem uma estrutura
psicológica mais rica. Um agente executa uma atividade que é
dirigida para um objetivo, esse objetivo é uma espécie de meta que o agente adoptou com base numa avaliação prática global das suas opções e
oportunidades. Além disso, está imediatamente disponível à consciência do
agente, que está realizando a atividade
em causa, que esta atividade está destinada por ele para tal e tal fim escolhido.
Num nível conceptual ainda mais sofisticado, Frankfurt também
argumentou que as questões básicas relativas à liberdade de ação pressupõem dar peso a um conceito de "agir com um
desejo com o qual os agentes se identificam". (…) Assim, existem diferentes
níveis de ação que são distintos, e estes incluem, pelo menos, o seguinte:
inconsciente e / ou comportamento involuntário, atos com um propósito ou meta
atividade dirigida (de aranha, por exemplo), ações intencionais e autónomas ou ações de agentes humanos auto-conscientemente
ativos. Cada um destes conceitos-chave para serem caracterizados, levantam alguns
duros quebra-cabeças.
Tradução de Helena Serrão
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