A Minha...
tese envolve a existência de dois sentidos diferentes do conhecimento ou do
pensamento: (1) o conhecimento ou pensamento
no sentido subjetivo, consistindo num estado mental,
ou de consciência ou de uma disposição para comportar-se ou agir, e (2) conhecimento ou pensamento num
sentido objetivo, consistindo em problemas, teorias e argumentos enquanto tal.
O conhecimento nesse sentido objetivo é completamente independente da afirmação
de qualquer pessoa de que sabe; é independente também da crença de qualquer um,
ou da disposição de assentir; ou de
afirmar, ou agir. O conhecimento no sentido objetivo é o conhecimento sem
conhecedor; é o conhecimento
sem um sujeito que sabe.( 1)
Num certo
sentido, o materialismo histórico, a teoria da sociedade e da mudança social
iniciada por Karl Marx é uma teoria objetivista na qual a abordagem objetivista
que descrevi em relação ao conhecimento está, aplicada à sociedade como um
todo. O objetivismo de Marx é evidente no seu conhecido comentário “não é a
consciência dos homens que determina o seu ser, mas, ao contrário, seu ser social
é que determina a sua consciência”.(2)
Do ponto
de vista materialista os indivíduos nascem em alguma parte de uma estrutura
social preexistente que não escolhem e a sua consciência é formada por aquilo
que eles fazem e experimentam naquela estrutura. Embora os indivíduos
possam vir a ter alguma compreensão da natureza da estrutura social em que
vivem, haverá sempre uma “separação entre a estrutura e a operação da sociedade,
e os seus reflexos distorcidos nas mentes individuais”. O resultado das ações
sociais de um indivíduo será determinado pelos detalhes desta situação e será
tipicamente bem diferente daquilo que era a intenção do indivíduo. Da mesma
forma que um físico que tenta contribuir para o desenvolvimento da física confronta-se
com uma situação objetiva, que delimita as suas possibilidades de escolha e de ação
e que influencia o resultado de sua ação, também, um indivíduo que espera
contribuir para a mudança social se confronta com uma situação objetiva, que
delimita as suas possibilidades de escolha e
ação e que influencia o resultado de tal escolha e ação. Uma análise da
situação objetiva é tão essencial para a compreensão da mudança social quanto o
é para a mudança científica.
A.F. Chalmers, O que é a Ciência afinal?,Tradução de Raul Filker, Editora Brasiliense, 1993, p.160,161
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