Para ficarmos a saber a cor do livro temos que observá-lo (ou pedir a alguém que o faça por nós). A justificação para a sua crença acerca da sua cor é fornecida pela experiência (nossa ou de outrem). Mas não precisamos de olhar para um livro retangular para sabermos quantos lados tem. Sabemos que os retângulos têm quatro lados pelo simples facto de pensarmos o que é um retângulo. Adquirimos este conhecimento usando apenas os nossas poderes de raciocínio; não temos de considerar a informação dada pelos nossos sentidos. O conhecimento que é justificado pela experiência é denominado conhecimento a posteriori ou conhecimento empírico. O conhecimento em que a experiência não tem um papel justificatório é denominado conhecimento a priori.
Dan O'Brien, Introdução à Teoria do Conhecimento
2 comentários:
Mas o conhecimento a cerca das formas, não seriam resultados da experiência de aprendizado que tivemos anteriormente?
Aprendemos que um retângulo é uma figura geométrica que tem quatro lados, mas a propriedade do retângulo ter quatro lados não resulta da experiência,mas da coerência do pensamento consigo mesmo, seria impossível e contraditório que um retângulo tivesse mais ou menos do que 4 lados, essa contradição permite-nos afirmar que este conhecimento é verdadeiro mesmo sem precisar de colocar à minha frente vários objetos e depois concluir.
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